Fifa e Interpol alinham medidas para garantir a segurança durante a Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro.
O tema foi discutido em conferência realizada em Doha, com o Comitê de Operações de Segurança e Proteção do Comitê Supremo para Entrega e Legado, como preparativos para o evento.
Especialistas avaliam a capacidade de resposta do Catar para sediar um torneio seguro e promover maior cooperação entre os órgãos de aplicação da lei no país e em todo o mundo.
Estarão representadas 40 delegações dos países participantes do Mundial, das Nações Unidas, da Fifa, dos ministérios da Defesa, do Interior, da Força de Segurança Interna, Interpol e Europol.
A conferência avalia aspectos gerais do torneio, riscos de segurança e planejamento, procedimentos de segurança nas instalações dos espaços que abrigarão as competições, segurança cibernética, comunicação e cooperação internacional.
O representante do Catar garantiu a capacidade do país de garantir os mais altos níveis de segurança com apoio de um serviço policial de categoria mundial.
E que o país tem taxa de criminalidade baixíssima, além de ocupar o primeiro lugar em todos os indicadores de segurança global.