1º Fórum Internacional do Turismo La Frontera 2022 é realizado em Dionísio Cerqueira
Autoridades brasileiras e argentinas estiveram reunidas para tratar do turismo na tri Fronteira.
Por: Deise Bach
04 de agosto de 2022
A- A A+
Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (03), autoridades brasileiras e argentinas se reuniram no Auditório da Prefeitura de Dionísio Cerqueira, onde receberam informações sobre o potencial turístico e peculiar da tri Fronteira e região.

O evento contou com um púbico expressivo, pessoas do Paraná, Santa Catarina e da Argentina.

Talita Casagrande, Presidente do La Frontera, destacou sobre o planejamento do Seminário:

O primeiro seminário Internacional de turismo, ele foi proposto pelo eixo de turismo do comitê de desenvolvimento territorial, La Fronteira, aonde hoje ele abrange 12 municípios. Do lado do Paraná e também 19 municípios do lado de Santa Catarina, que hoje eu estou no conselho estadual de Santa Catarina de turismo, então nós estamos aí com 19 municípios também, que fazem a Fronteira com a Argentina.

Talita diz que o objetivo do evento é a integração de atuação e fomentar a transformação do destino turístico transfronteiriço:

Então o objetivo principal desse seminário é nós, integrar esses municípios, fazer o networking entre as pessoas, os empresários, as pessoas que atuam no Turismo ativamente, fomentar isso de uma forma mais grandiosa e também nós tornar a nossa região, o nosso território como um destino turístico transfronteiriço, realmente que é a Bandeira do comitê lá. Fronteira, né?! Trabalhar a cooperação, a integração e a atuação, principalmente dos empresários no protagonismo local em suas cidades.

O Prefeito de Dionísio Cerqueira Thyago Gnoatto, falou sobre a importância de mostrar o potencial turístico da Tri Fronteira:

“A gente vem lutando para colocar a nossa Fronteira no mapa do desenvolvimento de Santa Catarina, do Brasil, do Paraná. Fazer com que o os nossos potenciais, não apenas na parte econômica, na parte social, e principalmente, na parte do turismo, também sejam alavancados. A realização desse primeiro seminário aqui na nossa tri Fronteira, aqui em Dionísio Cerqueira vai mais ou menos nessa linha. Prova disso, é a representatividade que nós temos hoje aqui. Uma grande união, da sociedade civil organizada aqui da nossa Fronteira, Associação Comercial, e o La Fronteira, então certamente a partir dessas ações conjuntas nós estamos conseguindo chamar a atenção.”

Leandro Ferrari, Presidente do Conselho Estadual de Turismo pontuou acerca das soluções já encaminhadas para Dionísio Cerqueira:

O governo, primeiramente começou a trabalhar todos os 295 municípios do Estado, com um olhar mais atento para todas as regiões, e a partir daí, ver os problemas que as regiões têm, para que apresentem projetos para que esses projetos possam ser executados. O CAT (Centro de Atendimento ao Cliente) a 15 anos está aí dessa maneira, um problema sério, grave, crônico, que estava entrelaçado com um contrato ao Ministério do turismo com mais 2 CATs em 2 outros municípios que não saíram do papel, então, chegou um limite que esse recurso que não poderia mais continuar vindo do Ministério, porque os outros 2 CATs não estavam em execução. Então, quanto presidente da Santur nós conseguimos, através do governador, fazer com que a gente devolvesse esse dinheiro ao Ministério do turismo, que foi empenhado ao CAT de Dionísio e o governo estadual assumisse com o recurso próprio o CAT, então todo esse processo teve que acontecer, um processo burocrático, interno, para que o CAT começasse a andar.

Então teve uma licitação e um vencedor. E agora, a ideia é fazer um levantamento daquela obra ali para entrar com um processo licitatório na Santur de novo, para colocar esse CAT para a frente.

Ferrari enalteceu ainda, sobre as verbas disponíveis:

Recurso tem! O governador já empenhou esse recurso. Então, é de fato agora, ações burocráticas que têm que ser cumpridas, até porque é uma obra que ficou parada há muito tempo. Nós tivemos ali hoje, a gente vê que tem algumas paredes com infiltração, por exemplo, que tem que ser arrumadas antes de finalizar a obra.

Agora já está tendo que dar manutenção de uma obra há muito tempo parada e também finalizar essa obra. Mas o conselho estadual do turismo, se compromete a toda a reunião do conselho ver como está esse andamento do CAT, porque a gente tem que finalizar isso, porque obra de 15 anos não dá para admitir.

Estivem presente ainda, Cesar Colini, Gerente da Regional Sul do Sebrae; Guillermo Daniel Fernandes, Intendente de Bernardo de Irigoyen – Misiones; Hélio José Surdi, Prefeito de Bom Jesus do Sul e Presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF; Raquel Schwab, Presidente da Ascoagrin; José María Arrua, Ministro de Turismo da Província de Misiones - Argentina e Marcos Romero, Secretário de Turismo de Bernardo de Irigoyen.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Comentários