Corpo de Bombeiros encerra buscas por vítimas em deslizamento na BR-376, diz Governo do Paraná
Em boletim, Gabinete de Crise informou que todas as áreas com possibilidade de presença de vítimas foram acessadas. De 14 pessoas envolvidas no acidente, duas morreram e 12 se salvaram
Por: Rossy Ledesma
02 de dezembro de 2022
A- A A+

Após quatro dias de trabalho na área onde houve o deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, o Corpo de Bombeiros encerrou os trabalhos a procura de vítimas ou veículos soterrados. A informação foi confirmada pelo Gabinete de Crise do Governo do Estado no fim da tarde desta sexta-feira (2).

De acordo com um boletim do gabinete, equipes de resgate conseguiram acessar todas as áreas do acidente onde existia a possibilidade de vítimas ou veículos serem encontrados. Cães e homens participaram das buscas.

Ainda segundo o Governo do Estado, uma equipe da corporação continuará no local para trabalhos preventivos, bem como equipes da concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho que realiza a retirada de materiais da pista e obras de recuperação. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também permanecerá no local.

Com a finalização das buscas, o acidente totaliza 14 vítimas - duas morreram, seis foram resgatadas com vida e outras seis conseguiram se salvar sem precisar de atendimento.

A região onde o acidente aconteceu na última segunda-feira (28) continua bloqueada nos dois sentidos, sem previsão de liberação.

Ligações

O gabinete também informou que a Polícia Científica do Paraná concluiu a busca por todos as pessoas que haviam sido dadas como desaparecidas no acidente. No total, foram recebidas 22 ligações nos números de telefone indicados pelo governo.

O comunicado informou, ainda, que 15 pessoas mencionadas nas ligações foram encontradas em outros contextos não relacionados ao deslizamento.

Inicialmente, eram estimados mais de 30 desaparecidos no deslizamento. No total, seis caminhões e três carros foram removidos do local.

Na quinta-feira (1º), o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar o caso.

Como foram os deslizamentos na BR-376

Em 28 de novembro, dois deslizamentos atingiram a BR-376 no mesmo ponto, o quilômetro 669;

O primeiro deslizamento foi às 15h30, sem vítimas;

Depois do primeiro deslizamento, uma das pistas foi interditada e o trânsito mantido em pista única;

Às 19h30 aconteceu o segundo deslizamento. Carros foram atingidos, e os dois sentidos da rodovia foram interditados;

Segundo as autoridades, 10 carros e seis caminhões foram arrastados;

Autoridades dizem que 14 pessoas foram atingidas pelo deslizamento;

No dia 29 foram encontrados os corpos de duas vítimas. A primeira é o caminhoneiro João Pires, de 60 anos. O segundo corpo é de Marcio Rogerio de Souza, caminhoneiro, de anos;

Até quinta-feira (1º) tinham sido retirados mais de 7 mil metros cúbicos de terra.

Responsabilidade

Em ofício enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na terça-feira (29), um dia após o deslizamento, a Arteris diz que "o talude onde ocorreu o sinistro apresentava nível de risco 0 na última monitoração periódica, sem ocorrência de patologias e com sistema de drenagem superficial satisfatória".

Fonte: G1
Fotos
Comentários