O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Barracão, firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) com o município para que sejam disponibilizadas vagas na educação infantil a todos os munícipes que demandarem pelo serviço.
Com isso, a gestão municipal comprometeu-se a inaugurar uma nova creche até 10 de março de 2023, disponibilizando toda a estrutura física necessária para o funcionamento do local – inclusive com a disponibilidade de berçário para atendimento de bebês.
Cerca de 50 crianças devem ser beneficiadas diretamente com a iniciativa e estima-se que a fila por vagas seja zerada.
A Promotoria de Justiça propôs o TAC após apurar, por meio de um inquérito civil, que as vagas em creches disponibilizadas pelo município não atendiam à demanda da população.
Além disso, não havia oferta de berçário, o que impedia a matrícula de crianças com menos de um ano.
Em inspeção nas unidades de educação infantil da cidade, realizada em novembro, o MPPR observou que algumas creches tinham espaço físico para ampliação de salas, bem como uma delas estava com inauguração pendente desde 2019 – restava apenas a aquisição do mobiliário e de equipamentos para início das operações.
A partir do que foi verificado e após tratativas com a gestão municipal, a Promotoria de Justiça propôs o TAC, homologado na terça-feira (06), pelo Conselho Superior do MPPR.
O documento estabelece ainda que o município deverá providenciar a instalação de câmeras de monitoramento nas creches, no prazo de 90 dias, bem como encaminhar mensalmente à Promotoria o número de vagas disponibilizadas em todas as creches e eventuais listas de espera para matrículas.