Na tarde de terça-feira (17), por volta das 13h40, a equipe da Patrulha Rural recebeu a informação de que um caminhão havia saído da Argentina carregado de fumo, indo em direção a comunidade da Linha Concoilândia, Zona Rural do Município de Perola Do Oeste.
De imediato a equipe iniciou patrulhamento com o intuito de averiguar a situação. Em patrulhamento pelo local informado a equipe avistou dois caminhões carregados fazendo transbordo de fumo (tabaco).
Realizada a abordagem, foi constatado estava que um estava carregado com 27 fardos de fumo (tabaco) de aproximadamente 50 kg cada fardo, e o outro estava com 56 fardos de fumo (tabaco) de aproximadamente 50 kg cada fardo.
Questionado sobre o porquê do transbordo, prontamente se apresentou o responsável por um dos caminhões, e relatou que havia carregado na Linha José, Zona Rural do Município de Pranchita, e que a carga era oriunda da Argentina.
Ainda de acordo com o homem, a carga seria de uma pessoa moradora da Linha KM 130, na Argentina, o qual lhe devia certa quantia, e por não poder pagar acabou entregando o produto como forma de pago.
O proprietário do segundo caminhão, informou que trabalha com a compra e venda de fumo (tabaco) sendo que posteriormente revenderia o produto para a empresa Universal de Santa Cruz, RS. O homem afirmou ainda que apenas 02 fardos já haviam sido transbordados e que o restante era compra que havia sido feita de outros dois agricultores.
Também no local foi abordado uma pessoa de nacionalidade Argentina, que estava próximo a uma caminhoneta Hilux SW4, emplacada na Argentina.
Durante a abordagem policial o suspeito abriu a porta da caminhonete Hilux, pegou um caderno e tentou rasgar. Ele foi impedido pela equipe policial, sendo constatado se tratar de um caderno de anotações de transações de produtos (tabaco).
Diante dos fatos a equipe entrou em contado com o Plantão da Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste, que orientou a apreensão dos dois caminhões junto com a mercadoria e do automóvel Hilux que estava no local.
O veículo, os dois caminhões junto com a mercadoria foram conduzidos à 3º Companhia para realização do Boletim de Ocorrência e qualificação dos envolvidos, sendo posteriormente entregues na Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste.