Uma ouvinte procurou nossa equipe de reportagem no início da tarde desta segunda-feira (23), para denunciar uma tentativa de golpe pelo WhatsApp.
De acordo com a mulher, um número desconhecido lhe encaminhou uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp, se passando pelo seu filho, e solicitando que ela lhe enviasse certa quantia em dinheiro.
Ao desconfiar da mensagem, a mulher entrou em contato com seus filhos, que confirmaram que não haviam trocado de número.
A mulher percebeu a tentativa de golpe, e respondeu dizendo que iria acionar a polícia, neste momento o golpista apagou as mensagens já enviadas e bloqueou o número da vítima.
Vale destacar que o número utilizado pelo golpista tem DDD 49, o que pode confundir as pessoas moradoras da região, principalmente idosos, por esse motivo a mulher decidiu denunciar o fato, para dessa maneira evitar que outra pessoa possa cair no golpe.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, lembre-se:
• Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos.
• Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.
• Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.