A folga de Carnaval fez muito bem ao Grêmio. Prestes a estrear na Copa do Brasil e de encarar o primeiro Gre-Nal de 2023, o time de Renato Portaluppi goleou Novo Hamburgo por 6 a 1, em partida válida pela 9ª rodada do Gauchão. Uma atuação quase impecável, com cinco gols marcados nos primeiros 27 minutos da partida.
O resultado deixa o Tricolor com 25 pontos, isolado na liderança e nove pontos à frente do Inter, que fará seu nono jogo no Estadual neste sábado. Além de mostrar novas alternativas táticas, a vitória desta sexta-feira confirmou antecipadamente ao Grêmio a melhor campanha da fase de grupos. O que garante ao clube a vantagem de ter o mando de campo na volta das semifinais.
Renato promoveu uma alteração de última hora na escalação. O técnico optou por preservar Ferreira da partida e escalou Vina no lado esquerdo de ataque. Cristaldo foi o meia central e Bitello ficou aberto pelo lado direito. Carballo e Pepê formaram a dupla de volantes na proteção da linha de defesa, formada por João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo. Luis Suárez foi o centroavante.
A observação de Vina em uma outra posição se mostrou acertada. O ex-jogador do Ceará aproveitou a chance e abriu o placar com apenas dois minutos de jogo. O meia-atacante apareceu na pequena área e completou cruzamento de João Pedro.
Kannnemann ampliou o placar na sequência. Na partida em que se igualou a De León como segundo jogador estrangeiro com mais jogos pelo Grêmio, os dois fizeram 242 partidas, o argentino marcou de cabeça após bate e rebate na área do Novo Hamburgo.
Mesmo com a vantagem no placar, o Grêmio seguiu atacando. Um minuto depois do gol de Kannemann, Cristaldo fez o seu. O meia tabelou com Bitello e ganhou na corrida dos marcadores. De frente para Maticoli, o argentino só teve o trabalho de escolher o canto para fazer o terceiro gol gremista em apenas sete minutos de jogo.
Completamente dominado, o Novo Hamburgo buscava uma forma de manter a posse de bola evitar sofrer o quarto. Mas em outra rápida combinação de passes pela faixa central, Bitello também conseguiu fazer gol. O jovem iniciou a jogada e apareceu na área, após tabela entre Vina e Cristaldo, e bateu cruzado. 4 a 0 para o Tricolor, com apenas 19 minutos.
O técnico Edinho Rosa fez duas trocas para tentar conter o impeto ofensivo do Grêmio. Mas em um outro lance de bola parada, o quinto gol veio. Após o cruzamento passar por quase toda a área do Novo Hamburgo, Luis Suárez arriscou de primeira ao receber a bola. O chute não iria em direção ao gol, mas Bruno Alves se atirou na bola e correu para comemorar com os companheiros. O quinto gol na Arena, com 27 minutos.
O placar não reduziu o ímpeto dos atacantes gremistas, principalmente Luis Suárez. O uruguaio seguiu disputando cada bola com muita raça. Apesar da vontade, o camisa 9 não conseguiu fazer o seu no primeiro tempo.
Renato preparou uma mudança no Grêmio para a volta no segundo tempo. Como João Pedro é o único lateral-direito à disposição no grupo, o jogador foi preservado. Thaciano entrou em seu lugar. O retorno do intervalo não teve o time na mesma rotação da primeira parte da partida.
O Novo Hamburgo conseguiu marcar o gol de honra. Em lance pelo lado direito, aos 35 minutos, Adriel espalmou uma tentativa de finalização diretamente na cabeça de Matheus Lagoa. Depois de tanto tentar, Suárez foi recompensado. O centroavante completou o cruzamento de Cristaldo, aos 38. Sem chances de defesa para Maticoli.
Além de uma nova formação sem a presença de pontas dribladores, o resultado contra o Novo Hamburgo terminou sem Thaciano levar cartão amarelo. O jogador era o único pendurado na equipe. Como foi preservado, Ferreira tem retorno esperado para o jogo desta quarta-feira (1º) em Brasília. O atacante deve ser titular contra o Campinense-PB, na estreia do Tricolor na Copa do Brasil.
Próximo jogo
Copa do Brasil — 1ª rodada
1º/3/2023 — 20h
Campinense-PB x Grêmio