Um empresário denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de fraude tributária.
O empresário barraconense, havia sido absolvido em primeira instância, mas, após recurso da Promotoria de Justiça da Comarca, foi reformada a decisão judicial e deliberada a condenação.
Segundo apuração do MPPR sobre o caso, entre os anos de 2012 e 2014, o acusado não teria emitido notas fiscais de saída de mercadorias da sua empresa, deixando de recolher o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que provocou um prejuízo de, aproximadamente, R$ 1 milhão aos cofres públicos.
Na decisão em que o empresário foi condenado, proferida na última terça-feira, 27 de junho, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná considerou que houve “grave dano à coletividade” em razão do elevado valor que deixou de ser arrecadado e que, consequentemente, não pôde ser destinado à promoção de políticas públicas voltadas à garantia de direitos da população.
O entendimento motivou o agravamento da pena – fixada em prestação pecuniária e prestação de serviços à comunidade.