Uma ação em conjunto realizada pela Polícia Militar, Polícia Federal e Receita Federal, com o objetivo de coibir crimes transfronteiriços na fronteira entre Brasil e Argentina, resultou na apreensão de uma carreta carregada com resina contrabandeada.
A ocorrência foi registrada no início da tarde de segunda-feira (10), no município de Flor da Serra do Sul.
Segundo a polícia, as equipes receberam a informação de que durante a madrugada, uma carreta foi avistada atravessando um carreiro clandestino, entre Barracão e Bernardo de Irigoyen, e seguido até Flor da Serra do Sul, onde estaria estacionada em um barracão.
Equipes iniciaram diligências, momento que foi logrado êxito em encontrar a carreta, sendo identificado o motorista de 31 anos, que disse ser proprietário do veículo e informou que o caminhão estava carregado com 124 tambores de aproximadamente 200 kg cada, de resina de pinus.
O abordado apresentou uma nota fiscal, que ao ser verificada junto a Receita Federal foram constatadas diversas divergências, sendo orientada a apreensão do caminhão juntamente com o semi reboque e a carga que totalizou aproximadamente 25 toneladas de resina de pinus.
Em consulta aos sistemas foi verificado que o proprietário do caminhão já teve outro caminhão apreendido pelo mesmo crime, onde foram apreendidos 14 toneladas de resina de pinus, em junho desse ano.
Diante dos fatos o caminhão foi apreendido tendo permanecido no barracão devido a problemas mecânicos, sendo que devera posteriormente ser encaminhado à Receita Federal de Dionísio Cerqueira, para os procedimentos cabíveis.
Os envolvidos irão responder pelo crime de Contrabando previsto no Art. 334, do Código Penal, pena de 01 a 04 anos de reclusão.