A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13), a operação “Transporter” para desarticular um esquema criminoso de descaminho de vinhos e contrabando de mercadorias ilícitas pela rota Argentina - Brasil.
Ao todo foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Dionísio Cerqueira/SC e Chapecó/SC.
O Canil da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira deu apoio nas buscas com o uso de cães farejadores de drogas.
Os investigados, além de transportarem vinhos sem os respectivos desembaraços aduaneiros e fiscais, também atuavam no descaminho de carne, camarão, diesel, defensivos agrícolas (agrotóxicos) e diversas mercadorias ilícitas de procedência estrangeira para várias regiões do país como: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e para o litoral catarinense.
Durante as buscas, a polícia encontrou diversas caixas de produtos contrabandeados, uma grande quantidade de droga sintética e maconha juntamente com uma balança de precisão, dinheiro em espécie, embalagens para a comercialização e uma espingarda.
Três pessoas foram presas em flagrante delito, sendo duas por tráfico de drogas e uma por posse ilegal de arma de fogo.
Os envolvidos na operação são investigados pelos crimes de descaminho, contrabando e constituição de organização criminosa, que possuem penas máximas que podem chegar a oito anos de reclusão.
O nome da operação “Transporter” decorre do enorme esquema de transporte ilegal transfronteiriço de mercadorias descaminhadas e contrabandeadas utilizando-se de empresa de transportes.