Como evitar acidentes como choque que matou mulher ao usar lava a jato em SC; especialistas explicam
Daiani Ramos de Oliveira Nobre, 39 anos, morreu eletrocutada ao usar um lavador de alta pressão para lavar calçada de casa, em Joinville.
Por: Gabriela Nottar
26 de julho de 2023
A- A A+

Uma mulher de 39 anos morreu eletrocutada ao usar um lava a jato em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Ao g1 SC, especialistas explicam que esse tipo de acidente costuma estar relacionado a falhas na rede elétrica, e dão dicas para evitar as ocorrências.

Segundo o mestre em energia elétrica Raimundo Celeste Ghizoni Teive, equipamentos como lavadores de alta pressão ou cortadores de grama podem ter fuga de corrente elétrica e precisam sempre estar ligados a tomadas que possuem, no circuito delas, um Dispositivo Diferencial Residual (DR).

"A corrente vem pelo fio fase, passa pelo equipamento e volta pelo neutro. O DR vê quando a corrente que vai pela fase é muito diferente da que volta pelo neutro", comenta. De acordo com ele, as duas precisam ser iguais.

O preço do DR é maior que o do disjuntor normal, o que explica, muitas vezes, a falta de adesão nas casas. "O objetivo do disjuntor normal é proteger, por exemplo, o lava a jato, e não proteger as pessoas [como é o caso do DR]", afirma Teive.

"Não é toda tomada que o circuito dela precisa ter o DR, só aquelas que têm mais risco de choque. E quais são? De chuveiro, da cozinha, da área de serviço e de tomadas que vão ser usadas para esses equipamentos", complementa o engenheiro.

Aterramento

Segundo Teive, para melhorar a proteção, é necessário também garantir o aterramento elétrico.

"Hoje em dia, as tomadas todas têm que ter três furos: fase, neutro e terra", afirma.

O aterramento, de acordo com ele, "minimizaria a quantidade de corrente que passaria pelo corpo humano, porque a maior parte iria para o [fio] terra, já que a resistência é menor", explica.

Orientações

O tenente Bruno de César Toledo Camilo, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, destaca a importância de utilizar calçados isolantes ao manusear equipamentos elétricos em ambientes externos ou molhados.

Se um equipamento estiver apresentando funcionamento atípico, ele também recomenda que a máquina deixe de ser usada até que seja feita uma avaliação profissional.

As orientações, segundo ele, são:

Prever aterramento para a instalação elétrica;

Realizar a equipotencialização da instalação elétrica;

Instalar dispositivo de seccionamento automático (dispositivo diferencial residual - DR)

Caso a instalação elétrica esteja apresentando funcionamento atípico ou aparentemente perigoso (cheiro de queimado ou zumbidos, por exemplo), recomenda-se desligar o disjuntor e manter o circuito desenergizado até que seja feita uma avaliação por profissional habilitado;

Jamais realizar manutenções na instalação elétrica energizada.

Fonte: G1
Fotos
Comentários