James Webb captura ponto de interrogação 'escondido' em registro de um par de estrelas jovens
Astros são estudados desde a década de 50 e ficam na constelação Vela, mas o sinal ainda não tinha sido descoberto
Por: Gabriela Nottar
09 de agosto de 2023
A- A A+

No final de julho, o supertelescópio espacial internacional James Webb capturou detalhes em alta resolução de um par de estrelas jovens em formação no chamado espaço profundo.

O que os astrônomos não esperavam encontrar na imagem era um registro "escondido" de um pequeno ponto de interrogação (veja acima), que foi descoberto recentemente depois de um olhar mais atento para a região.

Mas o que é essa formação curiosa? Localizado no canto inferior ao centro da foto, o sinal pode parecer esquisito, mas mostra na verdade algo bem comum no nosso Universo: duas galáxias em um processo de fusão.

"Provavelmente é uma galáxia distante ou galáxias potencialmente interativas (suas interações podem ter causado a forma distorcida do ponto de interrogação)”, disseram representantes do instituto STScI, que opera o Webb, ao site "Space.com".

Uma das principais dicas apontadas pelos astrônomos para isso é a cor do ponto de interrogação. A tonalidade mais avermelhada indica que o objeto está bastante afastado e lembra outras galáxias do espaço profundo detectadas no último ano pelas câmeras do supertelescópio.

"Tudo indica que são galáxias distantes que estão interagindo. Um par de galáxias em processo de fusão, o que resultará em uma única galáxia mais massiva", diz ao g1 o astrofísico Rogemar Riffel, da Universidade Federal de Santa Maria.

"A cor do objeto é semelhante à cor de outras galáxias de fundo que aparecem na imagem. Isso indica que estão mais ou menos na mesma distância e se formaram na mesma época."

De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês), a dupla de estrelas onde o ponto de interrogação foi encontrado tem sido estudada por diversos telescópios tanto na Terra quanto no espaço desde a década de 50. Apesar disso