Cerca de 15 milhões de vacinas contra o coronavírus podem estar prontas no Brasil em janeiro do ano que vem. Essa é a expectativa dos resultados da vacina inglesa desenvolvida pela universidade de Oxford . Vale lembrar que mesmo após a chegada do primeiro lote, a vacina ainda precisa da liberação da anvisa para então ser aplicada na população.
A vacina inglesa está na fase 3 de testes no Brasil, e já mostrou resultados promissores até agora. A fiocruz assinou um termo para a fabricação de 30 milhões de doses do imunizante no Brasil.
O Presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que libera 1.9 bilhão de reais para a produção de 100 milhões de doses da vacina inglesa. O Congresso Nacional tem 120 dias para aprovar a liberação do crédito.
Atualmente no mundo há cerca de 160 pesquisas de vacina em desenvolvimento e 25 sendo testadas em humanos. Apenas 6 estão na última fase de testes e quatro delas tem testes em andamento no Brasil. Além da vacina inglesa também está sendo testada aqui duas vacinas da Pfizer, norte americana em parceria com a Alemanha, e a coronavac, a vacina chinesa.