Hospital Regional do Extremo Oeste é habilitado a receber oncologia, anuncia deputado Mauro
Apesar desta conquista ter sido nestes últimos dias, o hospital já presta o serviço em oncologia aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) desde agosto de 2018
Por: Rossy Ledesma
17 de agosto de 2023
A- A A+

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, passou a ser habilitado como um centro de alta complexidade em oncologia Unacon. O projeto para que o hospital recebesse a estrutura é desde 2017, uma luta que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro De Nadal, está junto desde o início.

Apesar desta conquista ter sido nestes últimos dias, o hospital já presta o serviço em oncologia aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) desde agosto de 2018.

Essa habilitação permitirá que a instituição consiga buscar recursos do Ministério da Saúde, através de projetos, como o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), o ganho financeiro que o estado de Santa Catarina passará a receber, além dos recursos do Ministério da Saúde através do faturamento das contas hospitalares, que até o momento eram custeados pelo Estado.

Divulgação

O presidente da Alesc, Mauro De Nadal, comemora a conquista. “Ficamos muito felizes com a notícia, uma luta de 6 anos e que finalmente foi alcançada. Uma conquista que será benéfica para toda a grande região do Oeste e Extremo Oeste catarinense”, ressalta o deputado.

Rodrigo Lopes, diretor geral da instituição, destaca a importância da nova estrutura. “Esses ganhos ressaltam como a habilitação em oncologia de alta complexidade pode transformar a qualidade e a abrangência dos serviços oferecidos, tendo um impacto positivo tanto nos pacientes quanto na comunidade em geral”, enfatiza.

A instituição será ampliada e uma parte dela será reformada. O valor total da obra passa dos R$ 40 milhões. Com a saúde uma de suas bandeiras, o deputado Mauro acompanha todos os passos da ampliação do hospital, que atende pelo menos 30 municípios do Extremo Oeste catarinense.

Hoje, são mais de 20 especialidades que o hospital possui. Somente em 2022, atendeu quase 300 mil pessoas e realizou mais de 200 mil exames.

O que é a oncologia?

Mas, afinal, o que é a oncologia? A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. Está voltada para a forma como o câncer se desenvolve no organismo e qual é o tratamento mais adequado para cada tipo de neoplasia.

O oncologista é o médico clínico e cirúrgico especializado no tratamento do câncer. É o profissional que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos, como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Fonte: Com informações WH3
Fotos
Comentários