A metodologia BIM (Building Information Modelling ou Modelagem de Informação da Construção) foi oficialmente lançada no sudoeste, nesta quarta-feira, 13/09, em uma capacitação da Secretaria da Infraestrutura e Logística do Paraná à servidores e prefeitos, na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).
O evento teve palestras sobre o panorama atual do BIM, com cases de sucesso no setor público, primeiros passos para a inovação digital em obras públicas nos municípios e a entrega da cartilha “BIM nas Prefeituras”, que detalha a metodologia, as vantagens, o plano de implantação e a infraestrutura tecnológica necessária, além das tecnologias compatíveis com o BIM.
“O BIM é uma metodologia muito importante que atende, inclusive, a todos os princípios da administração pública, como a celeridade, garantindo mais velocidade às obras públicas, probidade e moralidade, e que se traduz em mais qualidade dos serviços públicos prestados à população”, pontuou o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto.
Ainda de acordo com Barreto, “por ser uma metodologia digital, o BIM coloca as obras públicas das prefeituras no mesmo patamar de qualidade daquelas do governo do Estado”.
BIM é uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos, que envolve profissionais de diversas áreas, como arquitetos, urbanistas, engenheiros, tecnologia da informação e comunicação, por meio do uso de diferentes plataformas tecnológicas que possibilitam a construção virtual e a simulação de empreendimentos.
“É um projeto itinerante do governo do Paraná, para fomentar entre as prefeituras a adoção da metodologia BIM. Então, é uma inovação do setor da construção civil, para trabalhar os projetos de forma muito mais ágil, com uma qualidade muito maior e de forma muito mais precisa, utilizando a tecnologia 3D”, explicou a diretora de Inovação da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, Lorreine Vaccari.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, a adoção do BIM ainda garante mais transparência aos processos licitatórios e otimiza os procedimentos de fiscalização de projetos e obras. O Paraná foi o primeiro Estado da federação a regulamentar a nova Lei Federal de Licitação e Contratos (14.133/2021), através do Decreto Estadual 10.086/2022, que dedica um capítulo específico para a adoção de inovações e tecnologias para a contratação de obras e serviços de arquitetura e engenharia.
“Essas capacitações que o governo do Paraná está promovendo tem o objetivo de tornar mais acessível o processo de adoção da metodologia BIM pelas prefeituras”, acrescentou Lorreine Vaccari.
A capacitação prossegue nesta quinta-feira, 14/09, com palestras sobre edital para contratação de projetos em BIM e termo de referência para a contratação de projetos em BIM. Atualmente, no Paraná, já adotam a metodologia BIM, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), PRED (Paraná Edificações), Paranacidade e o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).