Brasil é o país que mais envia mensagens no WhatsApp
País é o terceiro com maior quantidade de usuários no aplicativo da Meta
Por: Rossy Ledesma
08 de novembro de 2023
A- A A+

O Brasil é o país que mais dispara mensagens de texto, áudio e mensagens temporárias do mundo no WhatsApp, apesar de não ter a maior quantidade de usuários, ficando atrás da Índia e da Indonésia, de acordo com Will Cathcart, presidente da plataforma.

Em entrevista à Folha S. Paulo, Cathcart afirmou que, pelo uso do aplicativo, o Brasil é essencial para a Meta, empresa que é dona da ferramenta e também das redes sociais Instagram e Facebook.

— É o país que envia mais mensagens no WhatsApp. De longe, o Brasil é o país que mais envia mensagens de áudio no mundo, quatro vezes mais do que qualquer outro — disse.

Como um dos principais geradores de receita do aplicativo, a aposta é no fornecimento de serviços de mensagens para empresas, que rende mais de R$ 48 bilhões anuais (cerca de U$ 1o bilhões, na cotação atual) nas três plataformas da Meta. Um novo serviço de Inteligência Artificial (IA) para ajudar empresas a responderem seus clientes já foi lançado e a expectativa é de que o recurso chegue em breve no Brasil.

Questionado se há chance de o aplicativo de mensagens exibir anúncios, Cathcart afirma que o aplicativo continuará sendo gratuito e sem anúncios na caixa de entrada, mas que há probabilidade de exibição em outros espaços, como no status ou em canais. Ele indica, inclusive, que pode haver a possibilidade de canais cobrarem a inscrição dos usuários.

Sobre o combate ao envio de mensagens em massa, o presidente da plataforma afirma que a empresa manterá sua parceria com o Superior Tribunal Eleitoral. Segundo Will Cathcart, o WhatsApp está aperfeiçoando seus mecanismos de detecção de disparo de mensagens para coibir o mau uso do aplicativo nas eleições municipais que ocorrerão em 2024 no Brasil.

O presidente da plataforma também afirmou que a Meta está trabalhando no desenvolvimento de recursos com IA, para que ela seja utilizada no aplicativo de forma segura, para proteger os dados dos usuários e evitar a propagação de desinformação.

— A Meta tem trabalhado com parceiros do setor, como a Microsoft, para validar e avaliar a IA, utilizando várias técnicas para treinar a IA a responder corretamente e como evitar viés — afirma.

Fonte: Gaúcha ZH
Fotos
Comentários