No último sábado (18), aconteceu a fase final do Campeonato Brasileiro de Velocross 2023 na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul. Os atletas barraconenses Fábio Muniz, de 44 anos e Eric Dalberto, de 14 anos, foram finalistas do campeonato.
Fábio Muniz conquistou o título de campeão brasileiro na categoria VX4 Importada. Já Eric Dalberto, sagrou-se vice-campeão brasileiro na categoria Junior e segundo ele, está no esporte sobre duas rodas há 6 anos. Em entrevista ao Sistema Fronteira de Comunicação, Muniz relembrou sua entrada no mundo das competições de duas rodas em 1991, quando participava do Bicicross.
Além desta conquista, Fábio Muniz conquistou no dia 12 de Novembro o título de Campeão paranaense de Velocross.
O surgimento do Velocross tem ligação com as ‘corridas de gaiola’, também conhecidas por serem corridas informais derivadas do Motocross. Porém, diferente desta outra, o Velocross não conta com os saltos e obstáculos da outra modalidade. A modalidade consiste numa pista de terra de formato oval ou misto e poucas contam com uma mesa ou lançador, tendo velocidade pura e fazendo jus ao nome da modalidade.
Também conhecido em algumas localidades como Veloterra, a competição é regulada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e, além disso, é uma versão mais acessível que o Motocross, atraindo mais competidores. Os competidores podem utilizar qualquer tipo de motocicleta, sejam elas nacionais, importadas ou motos de rua adaptadas para as manobras.