A primeira apreensão ocorreu durante a manhã de quinta-feira (23), por volta das 11h, momento em que as equipes realizavam patrulhamento pela Av. Arnaldo Busatto, quando foi abordado um veículo Hyundai HB20 que aparentava estar carregado.
Após a abordagem foram identificados os ocupantes, sendo constatado que o veículo estava carregado com produtos descaminhados.
Foram contabilizados 13 unidades de Doce de Leite; 56 garrafas de vinho; 32 garrafas de espumante; 19 caixas de alfajor; 01 garrafa de azeite de oliva de 5 litros, sem os devidos desembaraços aduaneiros.
Aos policiais os abordados relataram que vieram da cidade de Curitiba e que adquiriram as mercadorias na Argentina e passaram na divisa no lago de Dionísio Cerqueira/SC, sem passar pela aduana.
Já durante a madrugada desta sexta-feira (24), por volta das 01h, durante patrulhamento pela BR 163 próximo do Bairro Industrial, foram avistados dois veículos saindo da Rua Amazonas, aparentemente carregados.
Por ser um local de grande incidência de contrabando e descaminho, a equipe fez um acompanhamento para verificar o caminho a ser seguido pelos veículos sendo uma Fiat Strada e uma Ford F250.
Foi repassada a informação para as demais equipes que montaram uma barreira já na cidade de Santo Antonio do Sudoeste, onde foi logrado êxito na abordagem dos referidos veículos.
Em revista na carroceria das caminhonetas foi constatado que estavam carregadas com várias caixas de energéticos, caixas de Campari e caixas de cerveja, totalizando 4560 latas de energético; 132 unidades de Campari; 216 garrafas de cerveja.
Em conversa com os condutores, esses relataram a equipe policial que adentraram ao pais vizinho a Argentina, carregaram e retornaram para o Brasil por carreiros clandestinos sem o devido desembaraço aduaneiro.
Diante dos fatos, em ambos os casos, a mercadoria, os veículos e os abordados foram encaminhados à Receita Federal para as demais providências.