Operação "Maserati IV" tem alvos em São Miguel do Oeste e outras 8 cidades
Nesta fase da operação, um efetivo de 153 policiais, em 25 viaturas, cumpre 35 mandados de busca e apreensão
Por: Rossy Ledesma
01 de fevereiro de 2024
A- A A+

Na manhã desta quinta-feira (1º), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a operação "Maserati IV".

Nesta fase da operação, um efetivo de 153 policiais, em 25 viaturas, cumpre 35 mandados de busca e apreensão em nove cidades: Chapecó, Xaxim, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Concórdia, Joaçaba e Luiz Alves, em Santa Catarina, e Clevelândia e Foz do Iguaçu, no Paraná. 

A operação é resultado de uma investigação que visa coibir a prática do crime de integrar organização criminosa voltada para a prática de tráfico de drogas, crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro.  

Na primeira fase, deflagrada em 25 de fevereiro de 2021, foram cumpridas 284 ordens judiciais, abrangendo 142 prisões e 142 buscas e apreensões, distribuídas por 45 cidades e seis Estados.

Na segunda fase, ocorrida em 9 de fevereiro de 2023, foi dado cumprimento a 164 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensão e prisões preventivas. Essa fase também teve como alvos faccionados atuantes não só em Santa Catarina, mas em outros 10 Estados da federação.  

Já na terceira fase, deflagrada no dia 10 de agosto de 2023, foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão e 35 dos 42 mandados de prisão preventiva expedidos. Os alvos eram faccionados que tinham atuação no estado de Santa Catarina.

A análise dos dados criminais revela, inclusive, o decréscimo no número de crimes nos meses que se seguem à deflagração das operações de combate ao crime organizado.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários