O Ministério da Saúde já começou a enviar aos estados doses de vacinas contra a gripe.
A pasta federal tinha informado que a campanha nacional, que tradicionalmente é realizada entre os meses de abril e maio, seria antecipada este ano e começaria em 25 de março.
No entanto, a primeira remessa das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan foi liberada para uso antes do previsto e os estados que recebem as doses já estão autorizados a iniciar a vacinação dos grupos de risco.
A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas este ano.
Fazem parte do grupo prioritário e podem receber o imunizante crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes e mulheres no pós-parto, professores, indígenas, idosos a partir dos 60 anos; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; trabalhadores portuários e motoristas de ônibus; caminhoneiros, funcionários do sistema carcerário e a população privada de liberdade, além pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente.
Lembrando que a antecipação da imunização contra a gripe vale para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A população do Norte do país será imunizada no segundo semestre, porque é no período o Inverno Amazônico que acontece a maior circulação do vírus influenza na região.