A estação mais quente do ano está chegando ao fim.
O verão termina nesta quarta-feira. Precisamente à meia noite e seis, pelo horário de Brasília, segundo o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, quando começa a outono no Hemisfério Sul e, portanto, aqui no Brasil.
O outono é a estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Fica mais comum a alternância de dias quentes com dias mais frios, principalmente entre meados de abril e maio.
A tendência é que o outono seja marcado por chuvas nas regiões Norte e Nordeste. Já nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as precipitações tendem cair com menor frequência, deixando o tempo mais seco.
Já nos estados do Sul, as chuvas costumam ser bem distribuídas ao longo de todo o ano e, no outono, podem ficar mais volumosas por causa da atuação mais frequente de frentes frias.
Já em relação às temperaturas médias, o esperado para o outono 2024 no Brasil é que fiquem acima do esperado para a época.
O El Niño, que impactou de forma direta o verão, potencializando o calor, deve perder força e deixar de agir nos próximos meses, mas ainda deve influenciar, principalmente no começo da nova estação.