71% dos brasileiros dizem apoiar a democracia como melhor forma de governo no Brasil.
De acordo com pesquisa Datafolha, para 18% tanto faz se o regime for democracia ou ditadura e 7% veem o regime ditatorial como aceitável em certas circunstâncias.
Os demais, num total de 5%, preferem não opinar.
Comparando com levantamento realizado no fim do ano passado, em dezembro, mostra queda de 3 pontos percentuais entre os que defendem a democracia como melhor do que qualquer outra forma de governo, e aumento no mesmo nível, de 3 pontos percentuais também, entre os que relativizavam se o governo e uma democracia ou uma ditadura.
Segundo o Datafolha, na série histórica sobre o tema, a maior adesão à democracia como melhor forma de governo foi registrada em outubro de 2022, quando 79% manifestaram essa opinião; o índice mais baixo é de fevereiro de 1992, quando a democracia tinha o apoio incondicional de 42% das pessoas, menos da metade dos brasileiros.
Recorte da pesquisa mais recente por gênero mostra que, entre as mulheres, a avaliação de que a democracia é melhor do que qualquer outra forma de governo é de 66%; entre os homens, o índice salta para 75%. A escolha pela democracia sempre também fica abaixo da média entre os menos escolarizados, com apoio de apenas 59% das pessoas, nesse recorte.