Operação de combate ao contrabando de agrotóxico proibido no Brasil é realizada em Dionísio Cerqueira
Na ação, equipes da Polícia Federal cumpriram três mandados de busca e apreensão, em imóveis localizados em Massaranduba e Dionísio Cerqueira
Por: Rossy Ledesma
09 de maio de 2024
A- A A+

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (09), uma operação para desarticular um esquema criminoso de contrabando de herbicida contendo o ingrediente ativo paraquate, produzido na Argentina, e internalizado de forma clandestina no Brasil e comercializado ilegalmente na região nordeste de Santa Catarina.

Na ação, equipes da Polícia Federal cumpriram três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em imóveis localizados em Massaranduba/SC e Dionísio Cerqueira/SC.

A investigação se iniciou em janeiro de 2023, após a prisão em flagrante de um homem de nacionalidade Argentina que transportava grande quantidade de herbicida proveniente daquele país. O produto, contendo a substância proibida, estava destinado à comercialização clandestina no município de Massaranduba/SC e região.

Os investigados responderão pelos crimes de importação, transporte e armazenamento de agrotóxico proibido e associação criminosa, cujas penas máximas podem chegar a nove anos de reclusão.

O trabalho da Polícia Federal no combate à importação de agrotóxico proibido busca proteger a sociedade brasileira, evitando a entrada de produtos que podem trazer danos às pessoas, haja vista que formulações à base de paraquate tem o uso proibido em território nacional em virtude da sua aguda toxicidade.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários