Uma portaria divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nesta quinta-feira (9), liberou o pedágio nas rodovias federais para veículos de carga pesada que transportam donativos ao Rio Grande do Sul. As informações são do g1.
De acordo com a portaria, publicada em edição extra do Diário Oficial, os veículos também vão ter atendimento prioritário e serão dispensados da fiscalização em postos de pesagem. A liberação do pagamento de pedágio vale para os transportes com donativos destinados ao atendimento da população atingida pelas enchentes que estiverem acompanhados de veículos oficiais.
A medida emergencial vale enquanto o estado de calamidade pública do RS estiver vigente ou até revogação pela ANTT. A agência também recomenda às concessionárias de rodovias federais que façam esforços para facilitar o fluxo de veículos de transporte que estiverem com donativos.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Subiu para 113 o número de pessoas que morreram em função das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira (10), há ainda 146 pessoas desaparecidas e 756 feridos.
No total, mais de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 337.116 mil estão desalojadas e 69.617 mil foram levadas a abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 435 relataram problemas relacionados ao temporal. Além disso, uma morte está em investigação.