Santa Catarina já registrou sete municípios que decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Araranguá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Maracajá e Praia Grande, possuem o decreto.
Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil, na manhã desta quinta-feira, dia 16, ao menos 13 municípios registraram ocorrências nas regiões Sul e Extremo-Sul – as mais afetadas.
Ainda de acordo com o relatório, são 421 pessoas desalojadas e 162, desabrigadas em Santa Catarina.
Também foram enviados itens de assistência humanitária (IAH) para Araranguá e São João do Sul, no total de R$ 131.753,12. Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.
Previsão para os próximos dias
Segundo a Defesa Civil, entre a noite de sexta-feira, dia 17, e a madrugada do domingo, dia 19, a passagem de uma frente fria provoca chuvas em todo o estado.
Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa em todas as regiões, com início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando em direção às demais áreas do estado ao longo do período.
O risco é alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo, e baixo nas áreas em verde do mapa para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas (veja abaixo).
Gráfico divulgado pela Defesa Civil (Foto: Divulgação)
São esperados acumulados entre 75mm e 100mm nas áreas em laranja, entre 50mm e 70mm nas áreas em amarelo e entre 20mm e 40mm nas áreas em verde do mapa. Em todas áreas podem ocorrer pontuais acima destes valores.
Recomendações para a população
• Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da DC;
• Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
• Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
• Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
• Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
• Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
• Fique atento a inclinação de postes e árvores;
• Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
• Fique atento a rachaduras em muros e paredes.