O governo catarinense, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), enviou na madrugada de sábado, dia 18, mais 52 bolsas de sangue para o Rio Grande do Sul. Os itens saíram de Florianópolis com auxílio do Samu.
Desde o início do envio de sangue, o Hemosc já encaminhou para o estado gaúcho, um total de 900 bolsas de sangue e também hemoderivados, medicamento utilizado pelas pessoas portadoras de hemofilia, ajudando os pacientes no atendimento de quem necessita de sangue durante a calamidade causada pelas enchentes.
Segundo a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, as bolsas de hemocomponentes estão sendo enviadas ao Rio Grande do Sul de acordo com a necessidade dos hemocentros gaúchos sem comprometer o atendimento aos hospitais e clínicas de Santa Catarina.
“Aproveito para agradecer a todas as pessoas que realizaram este ato altruísta que salva vidas, a doação de sangue, nas últimas semanas, onde tivemos uma maior demanda para atender Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, os parceiros como Samu, SES e Fahece que viabilizam todos os nossos processos e nossos colaboradores que se superam”, completa.