A Junta de Serviço Militar de Barracão reuniu jovens nascidos em 2002 para o Juramento à Bandeira, bem como, para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação.
Neste ano, aproximadamente 50 jovens com 18 anos ou que irão completar, bem como, jovens refratários de anos anteriores, foram convocados para o compromisso.
A cerimônia aconteceu na quinta-feira, dia 12 de novembro, no Ginásio de Esportes do Colégio Leonor Castellano de Barracão.
O Ato Cívico foi realizado sem comprometer as medidas sanitárias preventivas do município de enfrentamento a COVID-19.
Esteve presente o Delegado de Serviço Militar do PRM de Cascavel, 2º Tenente Sandro Lopes Miguel, o qual destacou o papel dos jovens na sociedade.
“É uma cerimônia simples, porém, se reveste de grande importância, pois estes jovens fizeram um compromisso com à Pátria. Precisamos entender que em nossa sociedade é justo buscarmos os nossos direitos. Mas, estamos cumprindo com nossas obrigações? Precisamos resgatar o civismo e fazer o nosso dever, depois cobrarmos nossos direitos”, lembra o militar.
O Prefeito em exercício de Barracão, e ex-militar, Erondi Fáe, falou do amor à Pátria.
“Mesmo sendo ex-policial, continuo com o sangue militar e sei do compromisso que assumimos para defender nosso município, estado e à Pátria, mesmo que seja com o sacrifício da própria vida. Tenho certeza que estes jovens saíram com à vibração cívica e vão levar para sempre em suas vidas este momento tão especial de juramento à Bandeira e o recebimento deste importante documento que é o Certificado de Dispensa de Incorporação”.
O Tesoureiro da Câmara de Vereadores e que representou o Poder Legislativo de Barracão, Marcos Haefliger, também ex-militar, lembrou da Constituição de 1988.
“Após à Constituição de 88 conquistarmos uma série de direitos que antes não existia e que foram conquistados com muita luta. Por isso precisamos resgatar os valores e a cultura do nacionalismo. Respeito aos valores da Pátria e a liberdade que foi conquista a peso de sangue”, destacou o vereador.
Por outro lado é importante lembrar que os jovens nascidos em anos anteriores a 2002 e que ainda não receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação, popularmente conhecida como “Terceira”, estes devem se dirigir até a Junta do Serviço Militar de Barracão, anexa à Agência do Trabalhador, que fica ao lado do Correio.
Também participaram da Cerimônia de Juramento à Bandeira o Subtenente Everaldo Raffaelli – Comandante da Polícia Militar de Barracão, o Cabo PM Valdir e o Soldado Brustolin, além do Secretário da Junta de Serviço Militar de Barracão, Márcio Luft, secretários municipais e do CIF, bem como, pais, mães e familiares.