Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 580 garrafas de vinho no KM 235 da BR-282, em Lages, na região serrana de Santa Catarina. Durante uma operação de fiscalização de trânsito, os agentes pararam um Fiat Strada com placas de São Miguel do Oeste.
Ao abordar o veículo, o condutor, residente em Francisco Beltrão, Paraná, foi questionado sobre a presença de itens ilícitos no carro. O motorista afirmou que os vinhos eram provenientes da Argentina e seriam entregues na cidade de Lages. Ele também mencionou que receberia um pagamento pelo transporte das bebidas.
Diante da confirmação da infração, o motorista, o veículo e as caixas de vinho foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Lages. O homem irá responder pelo crime de descaminho, conforme o artigo 334 do Código Penal.
De acordo com o Ministério da Fazenda, o limite máximo permitido para a importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros mensais por pessoa. Nesta ocorrência, foram apreendidos mais de 43 litros de vinho.