Ainda estamos em meio a uma pandemia e a falsa sensação de segurança preocupa profissionais de saúde.
Embora os números de casos confirmados estejam diminuindo de forma geral, nos últimos dias o município de Barracão registrou pelo menos 10 novos casos, o que liga mais uma vez o sinal de alerta.
É preciso lembrar que os riscos de infecção pelo coronavírus e o desenvolvimento dos sintomas da doença ainda estão presentes, e os cuidados para evitar a propagação do vírus precisam continuar.
Com o aumento da circulação das pessoas nas ruas, espaços públicos, bares e restaurantes, entre outros estabelecimentos, o aumento ou não dos casos vai depender do comportamento de cada um.
Precisamos seguir os cuidados na prevenção, mantendo o distanciamento, lavando as mãos conforme orientações, usar álcool em gel e não esquecer que o uso da máscara ainda é obrigatório.
Outro ponto negativo é que acorrem muitas visitas e sem os cuidados, especialmente no socialização do chimarrão.
É sabido que a maioria das pessoas que adoecem em decorrência da Covid-19 apresentarão sintomas leves a moderados, outros podem desenvolver a forma grave.
Lembre-se que o vírus é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies.
Você pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que o tenha ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca.
Por isso que os cuidados precisam ser diários e preocupa os profissionais de saúde.
Na última semana foram registrados cinco novos casos e na tarde desta segunda-feira, dia 16, outros cinco casos.
Pacientes do sexo feminino de 69 e 44 anos e masculino de 45 anos, confirmados por exame de PCR laboratório IBPM credenciado ao LACEN/PR. Ambos tiveram contato familiar positivo para Covid-19. O estado de Saúde é estável e estão em isolamento domiciliar.
Os outros dois casos, do mesmo núcleo familiar, paciente do sexo masculino de 32 anos e feminino de 30 anos, confirmados por exame particular de teste rápido. Ambos estão cumprindo isolamento domiciliar. O estado de saúde é estável.
Os cinco pacientes estão sendo acompanhados pela Equipe de Saúde de Barracão.
Os pacientes e familiares foram orientados quanto ao isolamento domiciliar, sintomas gripais e possíveis sinais e sintomas de agravamento da doença.
Com mais essas confirmações, são 117 casos da COVID-19 no Município de Barracão/PR.
Já o município de Dionísio Cerqueira registrou um novo caso nesta segunda-feira, dia 16. Trata-se de uma feminina, 45 anos, apresentou sintomas gripais e procurou laboratório particular para o exame o qual positivou. Com mais esse caso já são 109 notificações para COVID-19 em Dionísio Cerqueira.