A semana Gre-Nal ganhou mais elementos de pressão para o Grêmio. Na noite desta quarta-feira (19), na Arena Castelão, o Tricolor usou boa parte do time titular, mas perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza e segue na zona de rebaixamento do Brasileirão. Foi a quinta derrota seguida no campeonato. Se Fluminense e Vitória pontuarem na rodada, o time de Renato Portaluppi entrará em campo para o clássico como o lanterna da competição.
A expectativa de uma equipe reserva do Grêmio não se confirmou. Kannemann e Cristaldo foram os únicos preservados. Marchesín, confirmado como novo dono da posição no gol, João Pedro, Ely, Gustavo Martins e Reinaldo formaram o setor defensivo. Sem o camisa 10, o técnico escalou o time com uma formação com Dodi, Pepê e Du Queiroz no meio. Gustavo Nunes, Pavon e JP Galvão formaram o trio de ataque.
Como ocorreu nas últimas partidas, o Grêmio fazia uma boa atuação e mostrava domínio sobre o adversário. Uma vantagem que se esfarelou em instantes e deixou o Tricolor em desvantagem no placar e no número de jogadores em campo.
Até os 35 minutos do primeiro tempo, o Tricolor tinha quatro finalizações e o Fortaleza ainda não tinha acertado o gol gremista. Mas a partir daí, tudo mudou. Primeiro foi um erro de Rodrigo Ely que deu a chance que o time da casa buscava. Tinga tentou uma bicicleta na área e o zagueiro do Grêmio levantou os braços pedindo falta, mas o movimento acabou interceptando a bola. Após cinco minutos do jogo parado com o árbitro revisando o lance do vídeo, pênalti marcado e convertido por Lucero, aos 41 minutos. Aos 44, Pepê deu um carrinho e acertou o joelho do adversário. Recebeu o vermelho direto e deixou o time com um a menos, em um gramado encharcado pelas fortes chuvas que castigaram o campo da Arena Castelão.
Nos acréscimos, ainda outro momento de irritação para os gremistas. Após uma escapada perigosa do Fortaleza, que exigiu boa defesa de Marchesín, Gustavo Nunes recebeu a bola sem marcação. Só que o árbitro finalizou o primeiro tempo.
O Grêmio voltou para o segundo tempo com uma mudança. Nathan Fernandes entrou no lugar de JP Galvão. Logo aos quatro minutos, a trave salvou o Grêmio. Pocchetino chegou antes de Marchesín e ganhou do goleiro. Gustavo Martins tirou a bola em cima da linha, mas Martínez cabeceou completamente livre e acertou o travessão. Mesmo com a vantagem, o Fortaleza não baixou o ritmo. Marchesín precisou fazer boa intervenção aos 19 minutos para evitar o gol de Breno Lopes.
O ex-atacante do Palmeiras encontrou muito espaço entre Ely e João Pedro. Renato olhava para a folha de papel com os relacionados do Grêmio em busca de opções para mudar o que via em campo. Edenilson e Carballo entraram nos lugares de Pavon e Du Queiroz.
O meia Nathan também foi a campo, no lugar de Dodi, para tentar aumentar o poder do ataque gremista. Cristaldo entrou ainda nos minutos finais, mas sem ter como ajudar a evitar a quarta derrota consecutiva da equipe desde o retorno do Brasileirão. A única chance foi desperdiçada por Nathan Fernandes. Nos acréscimos, o atacante perdeu em rebote de chute de Rodrigo Ely que acertou a trave do adversário. Antes do fim, o árbitro chegou a dar mais um pênalti para o Fortaleza, mas voltou atrás após consulta do VAR.
A partir desta quinta-feira (20), Renato terá dois treinamentos para encontrar soluções antes do Gre-Nal. Uma última oportunidade de afastar de vez a pressão que ameaça tomar conta do ambiente do clube.
Próximo jogo
Sábado, 22/6 – 17h30min
Grêmio x Inter
Estádio Couto Pereira – Brasileirão (11ª rodada)