Brasil goleia Paraguai e conquista primeira vitória na Copa América
Placar de 4 a 1 aproxima a Seleção Brasileira da classificação à próxima fase do torneio
Por: Alisson Júnior
29 de junho de 2024
A- A A+

 

Com atuação de luxo de Vinicius Junior, o Brasil fez 4 a 1 no Paraguai na noite desta sexta-feira (28) e conquistou sua primeira vitória na Copa América. Além de Vini Jr. balançar as redes duas vezes, Savinho e Lucas Paquetá também marcaram para a Seleção Brasileira no Levi's Stadium, em Las Vegas. Alderete anotou o gol dos paraguaios, que estão eliminados.

O resultado levou o time de Dorival Júnior aos quatro pontos no Grupo D, atrás da Colômbia, que tem seis pontos e já está classificada. Os colombianos serão os adversários do Brasil na próxima terça (2), em Santa Clara, valendo a classificação ao time brasileiro e a liderança da chave.

Buscando uma melhor combinação com Vinicius Junior pelo lado esquerdo, Dorival Júnior apostou no retorno de Wendell, ex-Grêmio, na lateral. Por outro lado, a escolha foi de Savinho, de boa atuação contra o Costa Rica, no lugar de Raphinha pela ponta direita.

O primeiro tempo, até o gol da abertura do placar, foi de dificuldades para a Seleção Brasileira. Com mais posse de bola e ocupando o campo ofensivo, o Brasil parou em muitas situações na compacta marcação do Paraguai, que negou espaços pelas pontas e pelo centro. O time paraguaio, explorando às costas dos volantes brasileiros, aproveitaram os contra-ataques e ameaçaram o gol de Alisson com duas finalizações de Bobadilla.

Aos 17 minutos, assumindo o protagonismo da Seleção buscando sinergia com a arquibancada, Vini Jr. gesticulou para os torcedores pedindo mais apoio. Em campo, a resposta acabou sendo negativa, pois Lucas Paquetá teve a oportunidade de abrir o placar em cobrança de pênalti, aos 30, mas mandou para fora.

Quatro minutos depois, porém, Vinicius Junior e Paquetá começaram a solucionar os problemas do jogo e conseguiram furar a defesa paraguaia em uma troca de passes envolvente, que também contou com a participação de Bruno Guimarães. O camisa 7 partiu da esquerda, largou a bola em Guimarães e correu em diagonal para a área. O volante passou para Paquetá, que encontrou Vini Jr. na área. Ele dominou, limpou a marcação e tocou na saída de Morínigo, fazendo 1 a 0 para o Brasil.

A partir da abertura do placar, a tensão emocional brasileira acabou e o ataque conseguiu ter fluidez para ampliar o placar. Primeiro aos 42 minutos, quando Rodrygo finalizou, o goleiro do Paraguai espalmou, a bola desviou em Espinoza e sobrou para Savinho, que fez o 2 a 0.

Nos acréscimos, em um erro na saída de bola de Alderete, Vinicius Junior aproveitou para fazer seu segundo, o terceiro brasileiro.

Brasil voltou para o segundo tempo com Lucas Paquetá pela ponta esquerda e Vini pelo centro, ao lado de Rodrygo. Entretanto, quem deu as caras foi o Paraguai. Logo aos dois minutos, o zagueiro Alderete apareceu no ataque e marcou um golaço. Em um chute forte de canhota, ele mandou a bola no canto esquerdo de Alisson, que nada pôde fazer, descontando o placar para 3 a 1.

Animados com o gol, os paraguaios foram para cima. Aos cinco minutos, Enciso finalizou da esquerda e obrigou Alisson a se esticar e fazer uma grande defesa, evitando o segundo gol do rival. Mas foi só.

Com o Paraguai oferecendo espaços, o Brasil assumiu o controle do jogo e passou a se proteger através da posse de bola. Aos 20 minutos, Villasanti bloqueou uma finalização com a mão dentro da área a arbitragem marcou pênalti mais uma vez. Na nova oportunidade, Paquetá não desperdiçou e fez 4 a 1.

Em busca de reação, o técnico Daniel Garneiro fez quatro trocas no Paraguai, mandando Kaku Romero, Giménez, Bareiro e Sosa para o jogo. Dorival Junior respondeu com Andreas Pereira e Endrick.

No restante do segundo tempo, o Brasil conseguiu administrar a goleada e se poupar para a rodada seguinte.  Ainda houve tempo para o volante paraguaio Cubas ser expulso, após uma entrada dura em Douglas Luiz. Aos 41 minutos, Velazques marcou para o Paraguai, mas o gol foi anulado por impedimento.

Para terminar a fase de grupos na liderança do Grupo D, o Brasil precisa vencer a Colômbia, que joga pelo empate para avançar como líder. Entretanto, por ter apenas quatro pontos, a Seleção Brasileira ainda não está classificada e poderá perder a vaga para a Costa Rica, caso seja derrotada pelos colombianos e superada pelos costarriquenhos no saldo de gols.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários