Previsão do tempo para agosto é de tempo quente e seco na maior parte do Brasil; Sul é exceção.
O novo mês não terá efeitos dos fenômenos El Niño, que terminou em junho, e La Niña, que deve se estabelecer até outubro.
Por: Leo Dalvani
01 de agosto de 2024
A- A A+

O mês de agosto vai seguir o padrão dos últimos meses no Brasil, com temperaturas acima da média e chuva abaixo da média para a maior parte do país, principalmente na região central e Norte. Nesta época já chove pouco no Centro-Oeste, partes do Sudeste e até no Paraná.

Algumas áreas se encontram com mais de 150 dias sem chuva por conta da dificuldade das frentes frias avançarem para o interior

O novo mês não terá efeitos dos fenômenos El Niño, que terminou em junho, e La Niña, que deve se estabelecer até outubro, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), principal referência em monitoramento de fenômenos climáticos no mundo.

As chuvas ficarão abaixo da média no Centro-Oeste e Norte, impulsionadas pelas massas de ar seco atuantes ao longo do mês. No Sudeste, as chuvas devem se manter dentro da média histórica, que já é baixa para agosto.

Por outro lado, no Sul, a faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem ter passagens de frentes frias que vão contribuir para precipitações fortes. A Climatempo informa que os índices podem ficar até um pouco acima da média de agosto.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários