Operação visa combater a importação irregular de sucata de plásticos e metais descartáveis trazidos da Argentina.
A Receita Federal em Dionísio Cerqueira apreendeu aproximadamente 70 toneladas de sucata na última segunda-feira (2), num terreno localizado na área urbana do município.
Quatro caminhões flagrados transportando o material também foram apreendidos.
Em operação de rotina, os agentes perceberam a movimentação de mercadorias de origem argentina, introduzidas no Brasil por meio de passagens clandestinas, que eram transportadas até um depósito.
Após verificação física, os agentes constataram que se tratava de sucatas de plásticos e metais, os quais foram introduzidos no país sem cumprir os trâmites aduaneiros. Uma vez constatada a prática de descaminho, os agentes fizeram a apreensão das mercadorias, além de três caminhões que seriam utilizados para o transporte.
Os itens apreendidos foram levados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira, onde passarão por análises e estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação aduaneira. Os motoristas não foram localizados.
Poucas horas depois, no mesmo local, foi flagrado outro caminhão carregado de sucatas, que também entrou no Brasil de maneira irregular. O quarto veículo e a carga também foram apreendidos.
Ao trabalhar no combate ao contrabando e descaminho nas áreas de fronteira, a Receita Federal coíbe a ação de organizações criminosas, as quais introduzem no Brasil mercadorias que podem oferecer riscos à saúde da população e ao meio ambiente.