Apesar de ser obrigado a comparecer às urnas nas eleições deste domingo, o eleitor não precisa votar para prefeito e vereador. Ele pode anular ou votar em branco.
Anular ou votar em branco faz diferença no resultado da eleição?
A resposta é: na prática, nada acontece, pois votos em branco ou nulos não contam como válidos e não interferem no resultado. Na eleição de prefeito, por exemplo, apenas os votos dados aos candidatos entram na conta final. O efeito prático de não votar em ninguém é diminuir o número necessário para alguém ser eleito.
Em três municípios catarinenses – Blumenau, Florianópolis e Joinville – se nenhum candidato conseguir 50% mais um dos votos válidos neste domingo, a escolha vai para o segundo turno. Portanto, quanto mais brancos e nulos, menor é o número de votos válidos, o que significa que um candidato precisa de uma votação menor para ser eleito já no primeiro turno.
Anular ou votar em branco diminui o número de votos necessários para ser eleito
Para vereador, a conta é um pouco mais complexa, mas o resultado prático de votos brancos e nulos é o mesmo: quanto mais eleitores faltarem ou resolverem anular ou votar em branco, menor será o número de votos que os candidatos precisarão receber para serem eleitos.
Portanto, é falsa aquela história que diz que a eleição é anulada se mais de 50% dos votos forem em branco ou nulos. Volta e meia essa mentira é espalhada pela internet. Não caia nessa nem compartilhe com ninguém. E aproveite para avisar à pessoa que passou isso a você.
Ordem de votação
Ao chegar à urna eletrônica, o primeiro voto a ser dado é para vereador, com números formados por cinco algarismos. Digite o número, confira se o candidato que aparece na tela é o que você escolheu e confirme na tecla verde. Se não for, aperte a tecla laranja (Corrigir) e digite novamente.
Na eleição para vereador, o eleitor pode, se quiser, votar apenas na legenda: basta escolher o número do partido (formado por dois algarismos) e confirmar.
Em seguida, o voto é para prefeito. O número, neste caso, tem apenas dois dígitos. Basta teclar, conferir se o candidato que aparece na tela é o escolhido e confirmar.
Vale destacar que se você confirmar o voto, não tem mais como alterar. Se já votou para vereador e a urna abriu a votação para prefeito, mesmo que aperte a tecla “Corrigir”, apenas o voto para prefeito poderá ser alterado.
Em seu site, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza um simulador para o eleitor. Aproveite para treinar e chegar afiado à votação de domingo.