Uma parceria do Governo Federal com o Google vai facilitar o acesso a serviços de apoio a vítimas de violência doméstica na plataforma de pesquisa, tornando mais acessível as informações sobre como buscar ajuda nesses casos. O anúncio foi feito na quinta-feira, dia 10, data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, e faz parte de uma série de iniciativas que vêm sendo feitas desde 2023 para a reestruturação e ampliação dos serviços do Ligue 180.
Com o novo recurso, quando a pessoa pesquisar por termos relacionados a violência contra a mulher, como "ajuda violência contra mulher" e "ajuda violência doméstica", os resultados na busca do Google mostrarão os canais de atendimento e links para a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, coordenado pelo Ministério das Mulheres.
“É mais um passo importante para o enfrentamento à violência contra a mulher, sendo o Google um parceiro estratégico para potencializar a divulgação do Ligue 180 e suas formas de acesso”, disse Ellen dos Santos Costa, coordenadora-geral do Ligue 180.
Ela destaca que as informações aparecerão no topo da pesquisa e são confiáveis. "Temos agora um grande reforço enquanto ação de prevenção à violência e combate à desinformação, em que o buscador do Google estará fornecendo informações verificadas e confiáveis sobre o Ligue 180 no topo dos resultados de pesquisas sobre conteúdos relacionados à violência contra a mulher", ressalta.
A líder de Parcerias Estratégicas de Impacto Social para a Busca do Google na América Latina, Luisa Phebo, enfatizou que auxiliar as mulheres a encontrarem suporte rápido é uma das missões da empresa. "Ajudar as vítimas a encontrar rapidamente um contato para suporte faz parte da nossa missão de tornar a informação universalmente acessível", explicou.
Ligue 180
A Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, coordenado pelo Ministério das Mulheres, é um serviço gratuito do Governo Federal que oferece informações sobre direitos e serviços, além de registro e encaminhamento de denúncias de violência contra as mulheres. A Central funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.
Entre as ações lançadas desde o ano passado, estão o lançamento do atendimento exclusivo via WhatsApp pelo número (61) 9610-0180, a retomada das capacitações das mais de 200 atendentes da Central para o atendimento humanizado e profissional, e o lançamento do Painel Ligue 180, com informações atualizadas dos mais de 2,5 mil serviços que compõem a Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência.