Polícia Federal de Dionísio Cerqueira combate crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro em São Miguel do Oeste
Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e evasão de divisas.
Por: Leo Dalvani
07 de novembro de 2024
A- A A+

A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Dionísio Cerqueira, deflagrou nesta quinta-feira (7/11) a Operação Deadcoin, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de lavar dinheiro obtido por meio de estelionato, prejudicando milhares de pessoas no Oeste Catarinense.

Estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Jaraguá do Sul/SC (2), Chapecó/SC (2), São Miguel do Oeste/SC (3), Joinville/SC (1), Caxias do Sul/RS (13), Bento Gonçalves/RS (2), Três Coroas/RS (1), Portão/RS (3) e Sapiranga/RS (1).

Durante as investigações, a PF identificou que a organização criminosa atuava oferecendo "investimentos" com lucros exorbitantes sobre o capital depositado. Inicialmente, as vítimas recebiam supostos retornos financeiros, o que criava um ambiente de confiança.

Contudo, após efetuarem depósitos cada vez maiores, as vítimas não recebiam mais qualquer pagamento e não conseguiam reaver o dinheiro inicialmente investido, que era bloqueado sem explicação.

Além disso, a Polícia Federal descobriu que o grupo estava realizando uma série de operações ilícitas, como a evasão de divisas para paraísos fiscais, lavagem de dinheiro e a aquisição de veículos e imóveis de luxo no exterior.

Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e evasão de divisas. As penas podem ultrapassar 30 anos de reclusão, caso sejam condenados.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários