A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de seus agentes de endemias e da vigilância em saúde, realizou, na quarta-feira, 6 de novembro de 2024, uma ação intensiva de limpeza no Cemitério Municipal, com foco na eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
A medida foi tomada após as chuvas que ocorreram durante a semana, e faz parte do esforço contínuo para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A equipe de endemias já havia realizado uma ação preventiva antes do feriado de Finados (2 de novembro), e agora deu continuidade ao trabalho, eliminando ou ajustando objetos que possam acumular água, como vasos e recipientes.
A Secretaria de Saúde reforça que, conforme o Decreto n° 6.798 de 2024, que declara situação de emergência em Saúde Pública devido à infestação pelo Aedes aegypti, é essencial que todos redobrem os cuidados com a prevenção.
Além disso, o Decreto estabelece a obrigatoriedade de os cidadãos manterem seus quintais e terrenos baldios limpos, a fim de evitar a proliferação do vetor.