Desde o início do mês de novembro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), com sede em Cascavel (PR), e o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec), localizado em São Miguel do Oeste (SC), estão no comando das operações de segurança na faixa de fronteira entre os estados do Paraná e Santa Catarina. A ação faz parte da Operação Ágata, coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), uma das maiores iniciativas do Governo Federal para proteger as fronteiras terrestres brasileiras.
Com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que desenvolve a Operação Minerva, as forças trabalham de forma integrada para combater o tráfico de drogas, o descaminho e o contrabando na região. A operação visa fortalecer o controle das atividades criminosas, promover a segurança e garantir a ordem na fronteira, alinhada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que cobre os quase 17 mil quilômetros de divisa do Brasil com seus países vizinhos.
A operação conta com a expertise das Grandes Unidades Operacionais sob responsabilidade da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), com sede em Curitiba, que coordena as ações no Sul do Brasil. Além do combate aos delitos transfronteiriços, as atividades também buscam proteger o meio ambiente e coibir práticas ilícitas na região.
Este esforço conjunto entre as Forças Armadas e as polícias estaduais reforça a presença do Estado nas fronteiras, visando a integridade e a segurança nacional.