Em sessão realizada nesta segunda-feira (11), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para o biênio 2025-2026. Com o voto favorável dos 53 deputados presentes, Curi assume a presidência no dia 1º de fevereiro de 2025, durante a abertura dos trabalhos legislativos.
A nova eleição foi convocada após a Mesa Executiva da Assembleia decidir anular o pleito de agosto devido a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o dispositivo do Regimento Interno que permitia a antecipação da escolha da Mesa Diretora. Além de Alexandre Curi como presidente, foram eleitos os seguintes parlamentares para compor a Mesa Diretora:
1ª Vice-presidência: Flávia Francischini (União), a primeira mulher a ocupar o cargo na Alep.
1ª Secretaria: Gugu Bueno (PSD).
2ª Secretaria: Maria Victória (PP), reeleita.
2ª Vice-presidência: Delegado Jacovós (PL).
3ª Vice-presidência: Moacyr Fadel (PSD).
3ª Secretaria: Requião Filho (PT).
4ª Secretaria: Alexandre Amaro (Republicanos).
5ª Secretaria: Goura (PDT).
Deputado estadual desde 2003, Alexandre Curi, de 45 anos, chega à presidência da Alep em seu sexto mandato. Reconhecido como um habilidoso articulador político, ele também é conhecido por sua atuação em prol dos municípios, representando mais de 150 das 399 prefeituras do Paraná junto à Assembleia e à Casa Civil.
Curi foi o deputado mais votado desta legislatura e destacou seu compromisso com a modernização e eficiência do trabalho legislativo.