O MUNICÍPIO DE DIONÍSIO CERQUEIRA/SC, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar que, nesta segunda-feira, 07/12/2020, confirmou mais 14 casos de COVID-19 no Município.
CASO 1 – Trata-se de paciente feminino (40 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. A usuária de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 2 – Trata-se de paciente feminino (31 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. A usuária de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 3 – Trata-se de paciente feminino (39 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. A usuária de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 4 – Trata-se de paciente masculino (34 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. O usuário de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 5 – Trata-se de paciente feminino (66 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou o Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira (HMDC) e a equipe médica realizou o atendimento e indicou o isolamento domiciliar preventivo. Ao findar a quarentena, ela realizou o teste TR-IgG/IgM, em que apresentou o indicativo IgM, ou seja, o vírus segue ativo no organismo da paciente, que está internada na casa hospitalar, sob monitoramento e cuidados da equipe médica e da Vigilância Epidemiológica.
CASO 6 – Trata-se de paciente feminino (34 anos), em que teria procurado a Unidade Básica de Saúde, apresentando sintomas característicos do novo coronavírus. Ela foi atendida pela equipe médica, que indicou o isolamento domiciliar, pelo período protocolar. Ao findar a quarentena foi realizado o teste TR-IgG/IgM, o qual apresentou indicativo IgM, ou seja, o vírus segue ativo no organismo da paciente, que segue em isolamento e monitorada pela Vigilância Epidemiológica.
CASO 7 – Trata-se de paciente feminino (52 anos), em que teria procurado a Unidade Básica de Saúde, apresentando sintomas característicos do novo coronavírus. Ela foi atendida pela equipe médica, que indicou o isolamento domiciliar, e realizou a coleta de amostra para o exame PCR-SWAB Nasofaringe, sendo encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (LACEN), que encaminhou na manhã desta segunda, o resultado como detectável para COVID-19. Entretanto, como passou pelo isolamento preventivo, todo o período de contaminação do vírus, ela foi liberada, pois não há indicativo de atividade da doença, considerada recuperada.
CASO 8 – Trata-se de paciente feminino (18 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. A usuária de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 9 – Trata-se de paciente masculino (7 anos), que teve contato com pessoa anteriormente positiva (caso familiar) e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. O usuário de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 10 – Trata-se de paciente feminino (40 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. A usuária de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 11 – Trata-se de paciente masculino (44 anos), que teve contato com pessoa anteriormente positiva (caso familiar) e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. O usuário de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 12 – Trata-se de paciente feminino (39 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. A usuária de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 13 – Trata-se de paciente masculino (57 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. O usuário de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
CASO 14 – Trata-se de paciente masculino (47 anos), que apresentou sintomas característicos do novo coronavírus e procurou laboratório particular para coletar amostra e realizar o exame PCR-SWAB, que resultou detectável para COVID-19. O usuário de saúde está em isolamento domiciliar e monitoramento da Vigilância Epidemiológica.
Com exceção dos casos 5, 6 e 7, os demais tiveram os resultados foram repassados à Secretaria Municipal de Saúde, como detectável para COVID-19, nesta segunda.
Conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde, os exames particulares não são contabilizados para fins de investigação. Porém, os laboratórios são obrigados a fornecer os resultados às autoridades de saúde, para que sejam tomadas as devidas providências, bem como a contabilização do caso nas estatísticas oficiais.
Até o momento, o município de Dionísio Cerqueira/SC totaliza 179 notificações de COVID-19.