Nesta quarta-feira (09/12) as escolas estaduais escolherão, por meio de consulta à comunidade escolar, os gestores escolares para os próximos dois anos (com possibilidade de recondução por mais dois). A votação acontece nos próprios estabelecimentos de ensino das 8h às 22h, sem intervalo.
Podem participar da consulta membros das comunidades escolares: professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino; responsáveis legais, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; aluno com no mínimo 16 anos completos até a data da consulta.
Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante. Por exemplo, caso um professor da escola seja responsável por aluno menor de 16 anos, ele votará apenas como professor ou representante do estudante.
QUÓRUM MÍNIMO
Para ser homologada, a escolha necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos, e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação. Por isso é fundamental a importância de a comunidade escolar comparecer às escolas para a votação.
Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos. Já onde houver a inscrição de três chapas ou mais e a chapa vencedora escolhida obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizado um segundo turno, concorrendo somente às duas chapas com maior número de votos. Com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% + 1 voto para definição no primeiro turno.
PREVENÇÃO AO COVID-19
Os candidatos e demais envolvidos no dia de votação terão que respeitar o distanciamento social no espaço escolar e seguir todo um protocolo de segurança sanitária descrito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Só poderão entrar nos locais de votação pessoas que estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar ao local onde está localizada a urna. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara.
As mãos devem ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto deverá ser disponibilizado nos locais em que houver as urnas. Recomenda-se que o votante leve sua própria caneta.
NÚMEROS DO NÚCLEO
65 Escolas/colégios: eleição com chapa única
03 Escolas/colégios: eleição com disputa entre duas chapas
06 Colégios Tempo Integral: escolha via credenciamento e seleção
06 Colégios Cívico Militares: escolha via credenciamento e seleção
08 Escolas/colégios: não houve candidatos
01 Colégio via indicação de instituição religiosa
01 Colégio via credenciamento e seleção pela SEED e Depen (Departamento Penitenciário do Paraná)
NO MUNICÍPIO DE BARRACÃO
Em Barracão são duas escolas centro e 4 escolas no interior. Com predomínio da eleição com chapa única, tendo apenas uma escola com duas chapas. Conforme segue:
Colégio Estadual Professor Leonor Castellano, tem duas Chapas:
Chapa 1 - Maíque Solange Dalmolin e Rosangela Silvestre
Chapa2 - Cícera Aparecida de Oliveira e Kerla Andreia de Andrade
Colégio Estadual Dr. Mario Augusto Teixeira de Freitas - Chapa única: Professoras Elisangela da Silva Batista e Elisangela Fiorenza
Escola Estadual Santa Emília - Professora Neiva Salete Belini da Silva
Escola Estadual São Roque: Professora Salete Marli Maran
Escola Estadual Senador Teotonio Vilela: Professora Neusa Kollemberg
Escola Estadual Padre Anchieta: Professora Elisete Carvalho
No Município de Bom Jesus do Sul não haverá votação, pois é utilizado o método de credenciamento, por se tratar de escolas de Educação de tempo integral.