A estação mais quente do ano – e a preferida de muita gente - está prestes a começar.
Oficialmente, o verão começa no Brasil neste sábado, 21 de dezembro, às 6 e 20 da manhã, pelo horário de Brasília e termina no dia 20 de março de 2025.
Diferente do último verão, a estação dessa vez não vai sofrer os impactos do fenômeno El Niño, fenômeno colaborou para ocorrência de ondas de calor e de eventos extremos no Brasil neste ano.
De modo geral, o verão, que tem os dias mais longos do que as noites, se caracteriza pela elevação da temperatura e também pela maior ocorrência de chuvas.
O calor e umidade características dessa época do ano favorecem a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.
As chuvas aumentarão no verão, mas previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, é que, nesse verão, elas caiam abaixo da média na maior parte do território nacional.
Apenas em partes da região Norte, nos estados do Acre, Roraima, Amapá, Pará, Amazonas e sul de Rondônia, a tendência é de condições favoráveis para chuvas próximas ou acima da média.
Já em relação às temperaturas, a previsão é que elas fiquem acima da média em praticamente todo o país, com destaque para Norte e Nordeste, que podem registrar um aumento médio de até 1ºC.