Um vereador eleito e um ex-candidato a prefeito estão sendo investigados acusados de abuso de poder econômico e compra de votos em Caxambu do Sul, no Oeste de Santa Catarina. Segundo o MPSC (Ministério Público Eleitoral de Santa Catarina), a compra de votos teria sido realizada com a utilização de cédulas falsas pelos suspeitos.
Na ação, o MP pede a cassação do diploma do vereador, a aplicação de multa para os suspeitos e a decretação da inelegibilidade dos dois por oito anos. O MP explica que primeiramente os fatos foram levados para a Polícia Civil de Caxambu do Sul por comerciantes que afirmaram terem recebido cédulas falsas dias após o pleito eleitoral.
A partir da colaboração da Polícia Civil, a Polícia Federal identificou indícios de que um dos investigados teria ordenado a distribuição das notas falsas como parte de um esquema de compra de votos. O Promotor Eleitoral, Gabriel Cavalett, explica que durante alguns depoimentos, eleitores revelaram o recebimento de quantias em dinheiro para votar nos candidatos investigados.
Ainda, o MP destaca que a investigação permanece em sigilo. Com isso, o nome dos envolvidos não foram divulgados e não foi possível o contato para o contraponto do vereador eleito e do ex-candidato. Espaço permanece aberto para a manifestação.