Brasil registra uma morte de pessoa com mais de 55 anos a cada 4 horas por uso abusivo de álcool
O estudo foi feito com base em informações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Por: Luan Peretti
31 de dezembro de 2024
A- A A+

Uma pessoa com mais de 55 anos morre no Brasil a cada 4 horas devido ao uso abusivo de álcool. O dado é de levantamento do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool, que revela que, apesar de essa não ser a faixa etária que mais consome bebida alcoólica no nosso país, é a mais vulnerável aos seus efeitos.

As principais causas dessas mortes em adultos com 55 anos ou mais, por causa do consumo de álcool, estão relacionadas a doenças como cirrose, hipertensão e complicações hepáticas, além de quadros de saúde mental.

O estudo, que foi feito com base em informações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde mostra que, entre 2010 e 2023, o percentual de internações relacionadas ao álcool que resultaram em morte na faixa acima dos 55 anos cresceu de 22% para 35%. Já entre jovens de 18 a 34 anos, o índice caiu de 17,1% para 11,8%.

Entre os mais velhos, praticamente 9 em cada 100 declararam consumir bebida alcoólica regularmente, contra 27 em cada 100 da faixa etária dos mais jovens.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários