Agricultores familiares poderão negociar débitos com descontos no Desenrola Rural
Os débitos junto as instituições bancárias ou com a União poderão ser renegociados e, assim, eles voltam a ter acesso ao crédito rural via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Por: Luan Peretti
25 de fevereiro de 2025
A- A A+

Descontos de até 96% serão oferecidos nas dívidas de produtores da agricultura familiar a partir desta segunda, 24. Os débitos junto as instituições bancárias ou com a União poderão ser renegociados e, assim, eles voltam a ter acesso ao crédito rural via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, os descontos serão possíveis por meio do Desenrola Rural.

Em nota, a pasta informou que, com o início do prazo, os produtores já podem procurar uma agência bancária para consultar sua situação junto a instituições com as quais têm dívidas. Aqueles com débitos inscritos na Dívida Ativa da União têm até o dia 30 de maio para se inscrever no Desenrola Rural. Já para os que têm dívidas junto ao Pronaf, o prazo vai até 31 de dezembro.

O objetivo, segundo o ministério, é auxiliar um total de mais de 1,35 milhão de agricultores com dívidas em atraso há mais de um ano – mais de 250 mil apenas ao longo de 2025. A proposta é envolver, sobretudo, inscritos na Dívida Ativa da União – por esse motivo, a pasta destaca que não haverá prejuízo para o Tesouro. “A ideia é fazer com que os agricultores possam voltar a poder financiar suas produções”.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários