O colorido das fantasias, as batidas vibrantes da bateria, som, canto, energia e muito samba no pé marcaram a noite do Carnaval de Joaçaba neste sábado, dia 1º, com o destile das escolas Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval e Vale Samba, na Avenida XV de Novembro
Organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d'Oeste (Liesjho), juntamente com a Prefeitura de Joaçaba, o evento é tradicional no município e um dos principais do estado de Santa Catarina.
Joaçaba foi batizada recentemente com o título de Capital Catarinense do Carnaval, por meio de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), cuja sanção ocorreu oficialmente instantes antes do início do desfile deste sábado, pelo governador Jorginho Mello (PL).
Já na avenida, a Unidos do Herval foi a primeira a se apresentar. A escola trouxe o tema “Deus Sol”, com destaque para a energia solar como fonte renovável e sustentável. A Vale Samba apostou na magia, com o enredo "Abracadabra". Atual campeã, a Acadêmicos do Grande Vale fechou o desfile com o tema "Ideias para Adiar o Fim do Mundo", numa reflexão sobre a preservação do planeta e cuidado com o meio ambiente.
“Tivemos arquibancadas lotadas, camarotes lotados, espaço popular lotado. Cada fresta entre uma estrutura e outra, tinha pessoas assistindo. Foi um verdadeiro espetáculo. Proporcionamos uma experiência única para quem veio a Joaçaba assistir, com segurança e qualidade, um espetáculo maravilhoso das três escolas”, comemorou o secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos de Joaçaba, Paulo Krause.
As três escolas voltarão para a Avenida do Samba na noite desta segunda-feira, dia 3, para um desfile sem atribuição de notas. A grande campeã do Carnaval de Joaçaba sairá na próxima terça-feira, dia 4.