As novas tarifas impostas por Donald Trump a parceiros comerciais dos EUA têm impactado negativamente os mercados financeiros. As principais bolsas de valores na Europa, na Ásia e nas Américas perderam trilhões de dólares desde que o anúncio de taxação foi feito, na semana passada.
E a principal preocupação dos analistas internacionais neste momento é que esse cenário leve o mundo a uma recessão. Alguns países estão tentando negociar com Washington e outros já anunciaram que vão retaliar os Enorte-americanos.
Além disso, a China restringiu importações de setores importantes; O governo americano se recusa a voltar atrás e, para muitos, a guerra comercial está posta. O principal risco é de inflação, desemprego e estagnação econômica em todo o planeta, incluindo os Estados Unidos.
O Goldman Sachs, por exemplo, uma das empresas mais conceituadas em análises financeiras, aumentou as chances de uma estagnação da economia americana no próximo ano para 45%. Já a J.P. Morgan elevou para 60% as chances de uma recessão global – antes do anúncio das novas barreiras tarifárias, o risco estimado estava na casa dos 40%.