A pandemia mudou o hábito de consumo dos brasileiros. Mesmo com a retomada gradativa da economia e a abertura de lojas e shopping centers em muitas cidades do país, o comércio eletrônico não para de crescer.
Segundo índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, a camara-e.net, ao comparar junho de 2020 com junho do ano passado, o setor registrou alta de 110 e meio por cento. Além do volume, o faturamento também aumentou. Nesse caso, o crescimento foi de praticamente 109 por cento.
Outro destaque é a quantidade de consumidores que fizeram ao menos uma compra online de abril a junho: 18 em cada 100 brasileiros, uma alta de quase 6 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Apesar do crescimento na comparação anual, houve queda no desempenho mensal.
De acordo com o apurado, na comparação com o mês de maio, as vendas do e-commerce em junho apresentaram retração de 13,1%.
Uma queda natural, segundo André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net, já que maio conta com o Dia das Mães, data comemorativa que impulsiona o varejo, de maneira geral.
Além de registrar menos vendas em junho, ainda considerando maio como mês de comparação, o faturamento também caiu. Os ganhos do e-commerce recuaram 6,9%.
Também vale registrar informações sobre as categorias de produtos mais vendidos pela internet que são, nesta ordem, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; móveis e eletrodomésticos e tecidos, vestuário e calçados.