Programa “Gás do Povo” vai beneficiar mais de 179 mil famílias em SC
Cada família terá direito a uma quantidade de botijões por ano, conforme a composição familiar.
Por: Alisson Júnior
05 de setembro de 2025
A- A A+

Santa Catarina terá 179.546 famílias beneficiadas pelo programa “Gás do Povo”, lançado nesta quinta-feira, dia 4, pelo governo federal. A iniciativa garante gratuidade na aquisição do botijão de gás de cozinha. Ao todo, 15,5 milhões de famílias serão contempladas no Brasil.

O programa substitui e triplica o número de beneficiados do atual Auxílio Gás, e se torna uma das maiores ações de acesso ao cozimento limpo do mundo. Em vez do benefício em dinheiro, com o novo programa, cada família vai retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo governo federal. A mudança aumenta a eficiência, a transparência e o controle da política pública.

Quem tem direito

Terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 759) por pessoa, com prioridade para aqueles que recebem o Bolsa Família.

Cada família terá direito a uma quantidade de botijões por ano, conforme a composição familiar. Até três botijões para famílias de dois integrantes; até quatro para famílias com três integrantes; e até seis botijões anuais para famílias com quatro ou mais membros. Ao todo, o programa distribuirá cerca de 65 milhões de botijões por ano.

Funcionamento

A operacionalização do programa acontecerá de diversas formas:

Por meio de um aplicativo gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), onde o beneficiário poderá localizar revendas credenciadas e acessar o vale eletrônico;

Com o cartão do próprio programa que será criado;

Por meio de vale impresso a ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas;

Com o cartão do Bolsa Família. A revenda participante terá identidade visual padronizada, incluindo nos pontos de venda, botijões, veículos e materiais de comunicação.

Valor

O valor do benefício será definido de forma regionalizada pelos ministérios de Minas e Energia (MME) e da Fazenda, com base em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A diferenciação do preço por estado considera as variações regionais e busca reduzir desigualdades. O preço de referência não inclui o frete de entrega do gás.

Regiões

A região Nordeste concentra o maior número de famílias contempladas. A estimativa é de que mais de 7,1 milhões de famílias nordestinas sejam atendidas. Na sequência aparecem Sudeste (4,4 milhões), Norte (2,1 milhões), Sul (1,1 milhão) e Centro-Oeste (889 mil).

Fonte: Agencia Brasil
Fotos
Comentários