Nos últimos tempos muito se ouviu falar da importância da família na escola e em tempos de pandemia esta participação ganhou ainda mais força.
Isso porque, a educação apresenta muitos desafios para a família, pois as crianças aprendem no dia a dia, antes mesmo de aprenderem a ler e a escrever.
Nesse sentido, a responsabilidade educacional dos pais muitas vezes é misturada com as funções que a escola deve desempenhar, dificultando a união entre as duas esferas.
Mas neste período de pandemia, tudo mudou e o papel da família ganhou papel preponderante.
De acordo com a Coordenadora das Escolas do Campo de Barracão, Sandra Brandão Santos Brescovici, à escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento escolar e acadêmico de seus alunos.
“Enquanto escola oportunizamos conteúdos importantes em relação a temas básicos de aprendizagem, como português, matemática, artes, etc. Nós fortalecemos o pensamento crítico dos pequenos, buscando a conscientização das questões ambientais e sociais que fazem parte de nossa realidade”.
Conforme ela, já na família outras habilidades são desenvolvidas na criança.
“Aí está a diferença, aos pais cabe propor ações de desenvolvimento emocional, de convivência e personalidade. É em casa que se aprende os valores e princípios para à construção de cada realidade”, lembra Sandra.
O grande detalhe é que neste período de pandemia às escolas estão ‘fechadas’ para os encontros diários e a responsabilidade recaiu sobre os pais.
“Estamos com aulas suspensas desde o dia 19 de março. Já a partir do dia 16 de abril iniciamos o período de aulas remotas, as quais se estendem até hoje e os pais assumiram o papel de protagonistas”, lembra a professora.
Sandra lembra que ao longo destes quatro meses muita coisa mudou e a escola se reinventou.
“Os desafios são diários, seja por meio das tecnologias digitais, das brincadeiras, das atividades elaboradas detalhadamente para que o aluno encontre tudo do outro lado da tela do computador ou celular e entenda o que está sendo proposto.
Também gravamos vídeos com explicações dos trabalhos, histórias contadas e cantadas. Porém, isso não é o suficiente”.
Para ela, além do aluno, do outro lado da tela está um pai, está uma mãe, que também se reinventam diariamente e se tornam professores dos próprios filhos.
“A família é fundamental neste processo. Não para serem os novos professores de seus filhos, mas eles são importantes na motivação e incentivo. Assim como nós professores precisamos nos reinventar da noite pro dia, os pais não ficam de fora e ainda vivem esta experiência para que tudo aconteça na vida dos filhos. Eles se tornaram professores da noite pro dia”.
Para a professora, este ano letivo nos deixará lições importantes e está nos mostrando que precisamos uns dos outros para seguir em frente.
“Importante frisar que às famílias estão mais presentes na escola e mais atentas a educação dos filhos. Os pais entenderam o momento de abraçar a causa e estão fazendo à diferença. Por outro lado percebemos a união dos nossos professores que estão unindo forças para preparar o conteúdo que chega até os nossos alunos, sem vaidades, sem diferenças. O resultado não poderia ser outro, estamos avançando passo a passo para que os prejuízos deste ano letivo não sejam ainda mais expressivos”.
As Escolas do Campo de Barracão contam hoje com 160 alunos do pré ao 5º ano. Se falarmos em toda a rede municipal de ensino, são mais de 1.100 alunos.
“Aos meus colegas professores, coordenadores, diretores e todos aqueles que direta ou indiretamente estão se empenhando para que a engrenagem continue funcionando, ora sendo lubrificada, ora consertada, mas que nunca para, mesmo diante de grandes desafios, quero reiterar o meu respeito, carinho e admiração pela persistência, coragem e dedicação”.
Para finalizar, a Coordenadora das Escolas do Campo de Barracão, Sandra Brandão Santos Brescovici, cita uma frase extraída do filme Alice nos país das maravilhas: “Só podemos alcançar o impossível, se acreditarmos que é possível”.